Mestrado/ Doutorado

 

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Bioestatística (3 créditos, 45 horas)

Prof. Dr. Eduardo José Melo dos Santos

Ementa: Fornecer ao aluno elementos básicos de estatística aplicada a análise de dados biológicos. População e amostra. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Distribuição normal. Média, variância e desvio padrão. Distribuição Binomial, Poisson, Geométrica, Multinomial, Gama, Exponencial, etc. Análise de dados. Estatística e estimativa, Teste de significância e limites de confidencia, significância da diferença entre médias observadas. Análise de variância one-way. Teste do qui-quadrado.

 

Metodologia e Redação Científica (3 créditos, 45 horas)

Prof. Dr. Eduardo José Melo dos Santos

Ementa: Fundamentos dos métodos e técnicas de pesquisa. Princípios estatísticos e os métodos e técnicas da pesquisa quantitativa. Métodos e técnicas da pesquisa qualitativa. Normas técnicas para redação de trabalhos acadêmicos. O projeto de pesquisa, elaboração de dissertação e de artigo científico: estrutura e organização textual.

 

Treinamento Didático (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Adriano Penha Furtado e Profa. Dra. Délia Aguiar

Ementa: Os alunos serão estimulados a discutir aspectos relacionados ao ambiente de sala de aula a partir das memórias individuais. Temas como metodologia, didática, ensino em nível superior, ensino específico de agentes infecciosos e parasitários, métodos de avaliação e elaboração de plano de aula serão abordados a partir dos conflitos gerados pela leitura de artigos, capítulos de livros e blogs e vivências. O aluno será estimulado a apresentar uma aula com duração de 10 minutos, com tema de sua livre escolha. Além disso, os discentes deverão exercitar em sala de aula de Graduação, acompanhados por um professor tutor.

 

Treinamento Didático II (3 créditos, 75 horas) Teoria e Prática

Profa. Dra. Délia Aguiar

Ementa: Visa orientar os discentes acerca dos elementos metodológicos e didáticos (teóricos e práticos) de forma clara e acessível, utilizando a aplicação de técnicas/estratégias de ensino de acordo com as situações que poderão encontrar na atividade de docente. A disciplina conta com um momento inicial teórico de orientação, e uma segunda etapa de estágio em sala de aula, com a supervisão de um tutor.

 

2. Disciplinas optativas

 

Abordagem Prática em Biologia Molecular (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Evonnildo Gonçalves

Ementa: A disciplina busca promover o conhecimento teórico-prático em técnicas de biologia molecular como metodologias laboratoriais PCR, RT-PCR, Análise de RFLP, Sequenciamento nucleotídico que possibilitam o desenvolvimento dos estudos em nível molecular dos mais diversos tipos de agentes infecciosos. Ao final do curso o discente deverá conhecer os fundamentos teóricos e práticos dos principais métodos utilizados em Biologia Molecular.

 

Amazônia e Amazonidades: Origem, Água e Biodiversidade (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Inocêncio Gorayeb

Ementa: A disciplina oferece conhecimentos básicos sobre a região amazônica, esclarecendo os motivos pelos quais a diversidade é alta, incluindo a história geológica, a teoria do grande lago, os diversos biomas, processos de especiação, teoria dos refúgios, áreas de endemismos, o clima chuvoso, zona de convergência intertropical, ventos alísios, tipos de rios, dinâmica das várzeas, aquíferos, tipos de solos, relevo e outros aspectos da Amazônia. 

 

Arbovirologia (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Pedro Vasconcelos, Prof. Dr. Marcio Nunes e Profa. Dra. Ana Cecília

Ementa: A disciplina apresentará, os fundamentos sobre Arbovirologia incluindo aspectos clínico-epidemiológicos dos arbovírus e biologia molecular. Serão discutidos tópicos sobre epidemiologia e aspectos clínicos das Arboviroses, estrutura básica dos ácidos nucléicos, organização e características do genoma dos arbovírus. 

 

Aspectos Celulares e Moleculares da Relação Protozoário-Hospedeiro (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Edilene da Silva, Prof. Dr. Ricardo Machado e Profa. Dra. Ana Paula Drummond

Ementa: Serão abordados os principais aspectos celulares e moleculares da relação parasita-hospedeiro, enfocando os principais protozoários patogênicos ao homem: parasita-hospedeiro, enfocando os principais protozoários patogênicos ao homem: Trypanosoma cruzi, Leishmania sp., Toxoplasma gondii, Plasmodium sp., Trichomonas vaginalis, Entamoeba histolytica, Giardia lamblia. Será dada uma visão abrangente da Biologia Celular e das diferentes estratégias utilizadas por estes organismos para escapar dos mecanismos de defesa do hospedeiro e seus mecanismos de patogenicidade. 

 

Aspectos da Relação Parasito-Hospedeiro em Helmintologia (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Francisco Tiago Melo

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo estabelecer o conhecimento do parasitismo por helmintos no contexto da relação parasito-hospedeiro, visando o entendimento dos mecanismos de infecção, das ações patogênicas causadas pelo parasitismo, das reações imunológicas dos hospedeiros e dos mecanismos de escape utilizados pelos helmintos, além do papel do parasitismo em relação à coinfecções..

 

Bacteriologia (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Janaina Massafra e Profa. Dra. Karla Ribeiro

Ementa: A disciplina visa promover o estudo de importantes grupos de bactérias de interesse em Medicina e Saúde Pública, associados às doenças infecciosas. Enfatizar as propriedades estruturais e fisiológicas, aspectos nutricionais, metabólicos e genéticos. Abordar e discutir os mecanismos de virulência e patogenicidade destes agentes, bem como, entender como estes adquirem e disseminam novos genes de resistência às drogas antimicrobianas. Associar o conhecimento teórico adquirido a técnicas e abordagens de biologia molecular avançadas, tais como sequenciamento de nova geração e abordagem por metagenômica, com fins de aplicação em ciência, tecnologia e saúde pública.

 

Base Molecular das Doenças Infecciosas e Parasitárias (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Eduardo José Santos

Ementa: O curso aborda a modulação genética de doenças infecto-parasitárias. Fatores genéticos do hospedeiro que influenciam na predisposição ou proteção à infecção por diversos agentes virais, bacterianos, fúngicos, protozoários e helmínticos. Adicionalmente, a modulação genética, por parte do hospedeiro, da evolução da doença e resposta ao tratamento. Esse tema será desenvolvido em termos do conhecimento vigente a respeito dos diversos genes candidatos a modulação genética dessas patologias, bem como a exploração crítica dos métodos laboratoriais estatísticos para estudos de genealogias e de associação caso-controle, discutindo prós e contras de diversas estratégias e abordagens estatísticas. Adicionalmente, bases de dados que armazenam frequências alélicas de genes imunorelevantes serão apresentadas.  

 

Biologia Celular (3 créditos, 45 horas)

Profa. Dra. Jeannie Nascimento dos Santos

Ementa: A disciplina tem como objetivo revisar a Biologia Celular pela perspectiva da interação dos agentes infecciosos e parasitários com as células e seus componentes celulares. Abordando aspectos gerais e atuais da influência desses agentes na ultraestrutura e fisiologia celular, integrando conhecimentos de bioquímica, biologia molecular e genética na compreensão das alterações diante do estabelecimento dos processos parasitológicos e infecciosos.

 

Biologia Molecular (3 créditos, 45 horas)

Prof. Dr. Evonnildo Gonçalves

Ementa: Ao final do curso o discente deverá conhecer os fundamentos teóricos da Biologia Molecular, com vistas à compreensão estrutural e funcional do genoma nos  processos biológicos dos organismos procariotos e eucariotos. 

 

Biomarcadores de Doenças Infecciosas e Parasitárias (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Antonio Vallinoto

Ementa: O campo da epidemiologia molecular é muito promissor, com técnicas sofisticadas sendo desenvolvidas para abordar A etiologia, a susceptibilidade genética e os mecanismos para a indução da doença. O uso de biomarcadores desempenha um papel fundamental nestas investigações porque sua identificação pode ser usada para prever o desenvolvimento da doença e implementar programas de prevenção de doenças.

 

Desenvolvendo Protocolos de Pesquisa (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Ricardo Ishak

Ementa: Disciplina de cunho prático que visa tornar os discentes capazes de (i) desenvolver o entendimento dos princípios acadêmicos da confecção de projetos acadêmicos; (ii) gerar um projeto básico de pesquisa necessário para responder a problemas; e (iii) descrever os resultados sob a forma de um produto acadêmico, científico e tecnológico.

 

Desenvolvimento de Vacinas Contra Agentes Infecciosos (3 créditos, 45 horas)

Profa. Dra. Andrea Rangel

Ementa: Fornecer ao aluno subsídios básicos e atualizados no desenvolvimento de vacinas humanas contra agentes infecciosos e parasitários, através do conhecimento sobre os fundamentos da microbiologia e imunologia de vacinas, os tipos de vacinas antimicrobianas e as etapas envolvidas no seu desenvolvimento, assim como as novas tecnologias para o desenvolvimento de vacinas racionais.

 

Entomologia Médica (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Inocêncio Gorayeb

Ementa: A disciplina visa promover o estudo dos grupos de insetos que causam problemas e transmitem doenças com ênfase ao Brasil e a Amazônia brasileira.

 

Epidemiologia (4 créditos, 60 horas)

Prof. Dr. Ricardo Ishak

Ementa: Apresentação de conceitos e métodos básicos em epidemiologia e sua aplicação na área das doenças infecciosas. Discussão sobre a ferramenta soroepidemiologia para a geração de informações epidemiológicas de doenças infecciosas. O estudo da dinâmica de doenças infecciosas nos períodos epidêmicos e inter-epidêmicos. Conceituação dos modelos de estudo epidemiológico e variáveis utilizadas, com tópicos de discussão que incluem o cálculo de taxas, investigação de epidemias, estudos seccionais, de coortes, caso-controle, ecológicos, erros e fatores de confusão. 

 

Farmacologia da Resistência às Drogas Anti-Doenças Infecciosas e Parasitárias (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Vanessa Joia

Ementa: A disciplina busca promover o conhecimento das drogas de uso rotineiro no tratamento e prevenção de doenças infecto-parasitárias, enfocando seus modos de ação assim como os mecanismos utilizados pelos microorganismos na instalação da resistência que embora seja muito semelhante para alguns agentes microbianos e muito diversificada para outros.

 

Geografia Epidemiológica (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Sandra Lima

Ementa: O objetivo da disciplina é o de introduzir noções da análise espacial aplicada a informações epidemiológicas na área da saúde: mapeamento de doenças, estudos ecológicos e análise de aglomerados espaciais.

 

Imunogenética (3 créditos, 45 horas)

Profa. Dra. Tereza Cristina de Oliveira Corvelo

Ementa: A disciplina busca promover o conhecimento da filogenia da imunidade, os aspectos básicos da resposta imune com destaque para os aspectos da genética da resposta imune que envolve os genes do Complexo de Histocompatibilidade Principal, os principais eventos de rearranjos gênicos geradores de especificidade as moléculas de anticorpo e TCR e os antígenos dos grupos sanguíneos. É enfatizada durante o curso a discussão de artigos da literatura que abordem a descrição de estudos envolvendo a associação de polimorfismos em genes da resposta imune com a susceptibilidade ou resistência a doenças infecciosas.

 

Imunologia (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Antonio Vallinoto

Ementa: Construção do conhecimento acerca das características gerais do sistema imune e dos efeitos da ativação da resposta imune frente a antígenos próprios e não próprios.

 

Imunologia Celular (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Maristela da Cunha

Ementa: O conteúdo programático da disciplina visa apresentar aos alunos os avanços recentes nos estudos dos constituintes celulares e moleculares do sistema imune, e suas interações na resposta imune mediada pelos linfócitos T. Serão apresentados e discutidos temas relacionados à diferenciação e ativação dos linfócitos T, mecanismos efetores da resposta imune celular e mecanismos regulatórios da resposta imune mediada por linfócitos T. Dessa forma, serão abordados os diversos aspectos da resposta imune celular contra vírus, bactérias, fungos e parasitas de interesse médico, estimulando discussões acerca dos avanços recentes nos estudos dos mecanismos imunológicos envolvidos nas doenças infecciosas e parasitárias. 

 

Micologia Médica (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Silvia Helena Marques

Ementa: A disciplina Micologia Médica tem por objetivo oferecer aos estudantes de pós-graduação conhecimentos básicos sobre as principais infecções fúngicas existentes em nossa região e no Brasil, inclusive as emergentes e os principais métodos diagnósticos utilizados. A disciplina focaliza especialmente os aspectos epidemiológicos, clínicos, e diagnósticos. O curso é ministrado com aulas teóricas.

 

Morfologia de Microparasitas e Doenças da Fauna Aquática (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Edilson Matos

Ementa: Estudo da morfologia dos microparasitas com auxílio de microscopia de luz e microscopia eletrônica. Estudo das doenças micro parasitárias, utilizando a morfologia dos parasitos, ultraestrutura e citoquímica.

 

Morfologia e Biologia de Helmintos (3 créditos, 45 horas)

Profa. Dra. Jeannie Santos e Profa. Dra. Elane Guerreiro Giese

Ementa: A disciplina visa a capacitação básica na caracterização morfológica taxonômica de espécimes dos Filos Platyhelminthes, Nemata e Acantocephala, de interesse parasitológico humano e veterinário. Instruindo sobre as técnicas de coleta e preparo de helmintos para a identificação específica e depósito em coleções científicas, bem como técnicas de diagnóstico parasitológico. Além de abordar os diversos aspectos da biologia das espécies de interesse medico, relacionados aos ciclos biológicos, mecanismos de transmissão e importância em saúde pública.

 

Processamento e Análise de Dados (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Luiz Fernando Machado

Ementa: Estudo de alguns dos principais programas úteis para desenvolver pesquisas em saúde pública, enfatizando a confecção de questionário de pesquisa e a construção, leitura e administração de bancos de dados.

 

Protozoologia (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Marinete Póvoa

Ementa: A disciplina desenvolve o pensamento e análise críticos pela apresentação e discussão de artigos, os mais atuais possíveis, sobre os diferentes protozoários contemplando aspectos epidemiológicos, imunológicos, biológicos, filogenéticos, da clínica, patogenia, transmissão e controle. Além disso, ferramentas de diagnóstico parasitológico e molecular, diferentes aspectos sobre os vetores e transmissão vetorial são objetos de discussão. Os artigos são escolhidos de forma que todos os protozoários e todos os aspectos sejam contemplados. 

 

Saúde e Ambiente (2 créditos, 30 horas)

Profa. Dra. Karla Ribeiro

Ementa: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável: histórico, evolução e conceitos básicos; A crise ambiental e suas repercussões na saúde humana e do ambiente; Processos produtivos, consumo e degradação do ambiente; Modelos do Processo Saúde-Doença: Biomédico e HND; Vigilância Ambiental em Saúde; Indicadores de Saúde Ambiental; Saúde e Meio Ambiente Urbano e Rural: principais impactos ambientais; Cidades e Municípios Saudáveis; Saneamento como fator de risco à saúde.

 

Técnicas Laboratoriais para Microscopia de Luz e Eletrônica (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Edilson Matos

Ementa: Métodos de observação após a morte – Procedimentos: Fixação, Descalcificação. Inclusão / Impregnação, Microtomia. Métodos de coloração. Impregnação metálica. Montagem. Ultramicrotomia, Coloração, Observação em microscopia eletrônica de transmissão / varredura e interpretação. Acessórios de um microscópio: fotografia / vídeo, micrômetros de medida.

 

Virologia (2 créditos, 30 horas)

Prof. Dr. Ricardo Ishak

Ementa: Estudo da Morfologia, taxonomia, patogênese e epidemiologia dos principais grupos de vírus que infectam humanos. Aplicação dos métodos de isolamento e identificação de vírus patogênicos e interpretação dos principais testes usados no diagnóstico viral. Introdução à Virologia e Epidemiologia Molecular.