Divulgado o resultado da 1ª etapa da Avaliação Quadrienal 2017

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 20/09, os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

A avaliação da CAPES é comparativa. A nota de um programa de pós-graduação é definida não apenas com base nos seus próprios resultados, mas, também, considerando-se o seu desempenho relativo frente aos demais cursos da mesma área. Como o sistema de pós-graduação está em permanente evolução, a manutenção da nota significa que o curso acompanhou a melhora dos demais cursos em sua área no país. Quando um curso sobe de nota, isso significa que ele avançou muito mais do que os seus congêneres. Neste sentido, dezessete programas de pós-graduação da UFPA subiram de nota nesta avaliação da CAPES (dentre eles o PPGBAIP).

O resultado coloca a instituição entre as mais bem sucedidas na avaliação. Foram dezesseis programas acadêmicos e um profissional que obtiveram notas superiores às da avaliação realizada em 2013. Como alguns programas oferecem mestrado e doutorado, o total de cursos com avanço da avaliação chega a vinte e oito. Dentre os programas acadêmicos avaliados, o resultado representa 28% de programas com melhor desempenho.

(Fonte: Divulga/ UFPA)

Confira aqui a tabela de cursos que subiram de nota na UFPA.