No dia 15 de março de 2009, a ciência perdeu a Profa. Reinalda Marisa Lanfredi- Bióloga com doutorado em Parasitologia  Veterinária pela UFRRJ, exerceu suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.

Alunos, amigos e familiares ainda sofrem com a dor da ausência de uma companheira e liderança. Após 10 anos, temos certeza de que seu principal legado foi espalhar sementes por Instituições de Pesquisa e Universidades, onde seus projetos e sonhos são mantidos no ensino e na produção científica em Parasitologia. Nós, ex-alunos e amigos, carregamos um pouco da Reinalda no coração e damos continuidade ao seu legado ao passarmos o seu amor pela pesquisa para nossos orientandos. Lembramos desta grande mulher com carinho e admiração, assumindo o compromisso de seguir produzindo uma helmintologia inovadora e de qualidade. Ela dizia que éramos "as flores de seu jardim", pois então, fomos semeados, germinamos e já estamos frutificando... produzindo conhecimento científico com dedicação  e excelência. Rey, todas as nossas conquistas são suas também e esse é nosso principal presente para você.

Esta é uma homenagem de familiares, amigos e ex-alunos

Adriana Lanfredi (Fiocruz), Adriano Furtado (UFPA), Aleksandra Menezes (UFRJ), EduardoTorres (UERJ), Elane Giese (UFRA), Francisco Tiago de Vasconcelos (UFPA), Janaína Gell (UFPA), Jeannie Santos (UFPA), José Roberto Machado e Silva (UERJ), Jairo Pinheiro (UFRRJ), Julia Peralta (UFRJ), Débora Anjos (UFRJ) e Melissa Querido (Fiocruz).