A capacidade de nucleação do PPG BAIP é notável, uma vez que egressos do Programa participam sistematicamente de Pós Graduação latu sensu e stricto sensu em instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas. As ações de incentivo à formação de recursos humanos, promovidas pelo PPG BAIP, despertam o interesse de egressos, incluindo os Jovens Docentes Permanentes, na contribuição em outros PPGs.

Além desse aspecto destacado acima, a cooperação entre a UFPA e outras Universidades e Centros de Pesquisa do Estado Pará e outros estados da Amazônia é histórica, e a partir destes convênios, por meio da orientação de Mestrado e Doutorado. No entanto, nosso grupo se destacou efetivamente nos últimos anos com a parceria com outras instituições e PPGs de nível superior, os quais funcionavam como sede dos projetos de cooperação.

No entanto, devido à efetiva influência, desenvolvimento científico do corpo docente e procura sistemática por parte de outras instituições, incluindo de outros estados, pode-se destacar o sucesso das seguintes parcerias formadas em anos anteriores.

 

Qualificação de profissionais técnicos, docentes e pesquisadores de outros Estados

Em parceria com instituições públicas e privadas, o Programa realizou no período de 2011 a 2015 a capacitação de docentes, técnicos laboratoriais e profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde de vários estados do Brasil por meio da orientação de Mestrado e Doutorado. Neste período, o Programa formou 19 mestres e 12 doutores.

 

- Fundação Hospital Estadual do Acre, Hospital Auxiliar de Ensino do Acre (AC).

Objetivo: Capacitação de docentes, técnicos laboratoriais e profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde do quadro de funcionários por meio da orientação de Mestrado e Doutorado.

Resultados: Formação de 06 Mestres e 05 Doutores.

Duração: 2009 - 2012.

 

- Faculdade de Educação e Meio Ambiente (RO)

Objetivo: Capacitação de docentes, técnicos laboratoriais e profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde do quadro de funcionários por meio da orientação de Mestrado e Doutorado.

Resultados: Formação de 13 Mestres e 07 Doutores.

Duração: 2011 - 2014.

 

Qualificação de profissionais técnicos, docentes e pesquisadores no Estado do Pará

No Pará, o Programa capacitou 15 mestres e 13 doutores, no período de 2009 a 2015. Esses profissionais são docentes, técnicos laboratoriais e profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde do quadro de funcionários de instituições parceiras, como o Instituto Evandro Chagas, a Secretaria de Saúde do Estado do Pará e o Hospital Universitário João de Barros Barreto.

- Instituto Evandro Chagas, Secretaria de Saúde do Estado do Pará, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Universidade do Estado do Pará.

Objetivo: Capacitação de docentes, técnicos laboratoriais e profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde do quadro de funcionários de instituições parceiras por meio da orientação de Mestrado e Doutorado.

Resultados: Formação de 15 Mestres e 13 Doutores.

Duração: 2009 - 2015.

 

Em 2017, fazendo parte das iniciativas da PROPESP em difundir a Pós-graduação para os campi do interior do estado do Pará e outros estados, o PPG BAIP iniciou o planejamento de abertura de turmas no município de Soure, com abrangência em Salvaterra, e Cachoeira do Arari (todos integrantes do Arquipélago do Marajó) com o objetivo de capacitação de recursos humanos formados pelos cursos de graduação disponíveis naquela área.

Além do mais, data a elevação de nota para nível 6, há uma expectativa de elaboração de um projeto de cooperação interinstitucional no qual o PPG BAIP Promover a consolidação de Programas de Pós-Graduação, e estimulando a interação científico-acadêmica de modo a constituir redes de cooperação, com o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa dentro dos Programas de Pós-Graduação com notas inferiores, contribuindo para o equilíbrio regional da pós-graduação brasileira, além de ampliar a formação de mestres e doutores e a produção científico acadêmica.

 

Reestruturação do Regimento Interno do Programa

Após a recente reestruturação do Regimento Interno do Programa, agora fazem parte do conteúdo obrigatório ações integradas entre discentes e docentes que resultem na elaboração e execução de oficinas e cursos a estudantes do ensino médio e de graduação, que são alunos em potencial do Programa. Espera-se com estas medidas, além de difundir o conhecimento científico gerado a partir de projetos de pesquisa vinculados ao PPGBAIP, sensibilizar os estudantes locais e externos sobre a importância dos Programas de Pós-Graduação no país, incentivando a continuidade dos estudos após a etapa de formação acadêmica da graduação.