Os Programas de Pós Graduação vinculados a instituições de ensino e pesquisa básica e aplicada favorecem a formação de núcleos de discussões científicas de excelência, que podem ser multiplicadores de conhecimentos e ações, além de transformadores do contexto social no qual estão inseridos, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), que representa a maior instituição de ensino superior da Amazônia, formando um grande leque de profissionais nas áreas das Ciências Biológicas e Médicas. O Instituto de Ciências Biológicas (ICB – UFPA) é um dos maiores responsáveis para o desenvolvimento de competências nestes campos estratégicos do conhecimento.

O desenvolvimento histórico da Biologia na UFPA levou à criação em 1985 de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Dentro desse Programa abrangente e antecessor, e a partir do grupo de docentes/pesquisadores que faziam parte da Área de Concentração em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, o ICB/UFPA concentrou ações no desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPG BAIP), iniciado em 2004, com o Curso de Mestrado. Ao final do mesmo ano, o Comitê da área de CBIII da CAPES, reconhecendo a importância do PPG BAIP para a região, aprovou o curso de Doutorado com conceito 4. Ao final do primeiro triênio (2004/2006) o PPG BAIP recebeu nota 5, tanto para o curso de Mestrado quanto para o curso de Doutorado, ratificando a qualidade e a importância do Programa.

Todos estes acontecimentos (fatos históricos e as avaliações recentes) foram fundamentais para o reconhecimento da qualidade do PPG BAIP, resultando na obtenção na nota 6 na última avaliação quadrienal (2013-2016) da CAPES. Este é um importante fato para a UFPA e toda a Região Norte do Brasil, pois “desloca o olhar” da ciência nacional para além dos horizontes da Região Sudeste.

Desta forma, o PPG BAIP, compreendendo os cursos de Mestrado e Doutorado, demostra ter impacto relevante na formação de recursos humanos na área CBIII, capacitando profissionais aptos para abordar, de forma competente e especializada, as questões relacionadas à saúde, pesquisa básica e aplicada, utilizando a Amazônia no contexto de pesquisas científicas.

Atualmente o PPG BAIP aborda as áreas de Imunologia, Microbiologia e Parasitologia em todos os seus contextos e compreende uma única área de concentração (BIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DE AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS), fruto da fusão das duas áreas de concentração que outrora compunham o Programa (a saber: BIOLOGIA DE AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS e EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE AGENTES INFECCIOSOS E PARASITÁRIOS), mais robusta, com um foco único na formação de recursos humanos.

A formação de um jovem pesquisador que pretende discutir assuntos relacionados à Amazônia necessita fundamentalmente transcender as paredes de um laboratório, para que haja um contato com as comunidades relacionadas ao tema da pesquisa em desenvolvimento, pois o conhecimento adquirido diretamente em campo reforça efetivamente os conhecimentos adquiridos nos cadernos de protocolos e sensibilizam esse profissional, no que se refere às complexas questões em que as populações amazônicas estão inseridas. Dessa forma, o BBG BAIP é determinante para auxiliar na resolução de problemas sociais e nas decisões de políticas para o desenvolvimento local.

O cenário amazônico se mostra interessante para o desenvolvimento de pesquisas por abranger temas transversais que podem ser importantes para questões estratégicas do país, uma vez que, por se tratar de uma questão global, regional e, sobretudo, nacional, a promoção do seu desenvolvimento deve ser de interesse do Estado.

O PPG BAIP, através de seus cursos de Mestrado e Doutorado, tem como objetivo geral formar e capacitar Mestres e Doutores a partir de profissionais das áreas das Ciências Biológicas, Biomédicas, Médicas e afins, com o foco na Imunologia, Microbiologia e Parasitologia e seus desmembramentos, utilizando a realidade das populações humanas, animais e vegetais no contexto amazônico para suas pesquisas.

Assim, a capacitação profissional possibilitada pelo PPG BAIP visa como objetivos específicos:

- Formar Mestres e Doutores especialistas na área de Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários, levando em consideração os aspectos Biológicos e Epidemiológicos, direcionando a capacitação profissional em diferentes áreas da Imunologia, Microbiologia e Parasitologia, as quais incluem: Microbiologia Médica, Bacteriologia, Virologia, Micologia, Protozoologia, Helmintologia e Biologia e Taxonomia de Vetores, associando estas expertises com subáreas do conhecimento, como: Epidemiologia, Biologia, Morfologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Taxonomia, Sistemática Molecular, treinamento em/e validação de métodos diagnósticos, Saúde Pública, Serviços e Gestão em Saúde.

- Difundir o conhecimento em Agentes Infecciosos e Parasitários principalmente na Região Norte e Amazônia brasileira, promovendo a formação de profissionais com capacidade de inserção em diferentes setores da sociedade, desde a docência no Ensino Superior, até a pesquisa e prestação de serviços de vigilância em saúde pública.

- Incentivar o desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada em Agentes Infecciosos e Parasitários no contexto amazônico, correlacionando com outras Regiões Brasileiras e outros países, principalmente da América Latina.

- Incentivar cooperações entre os Docentes do Programa e Instituições internacionais, fortalecendo laços científicos que favorecem a formação de profissionais brasileiros e estrangeiros na área de Agentes Infecciosos e Parasitários.