Titulo: Epidemiologia descritiva do vírus da Hepatite A, vírus da dengue, citomegalovírus e vírus da rubéola no arquipélago do Marajó, Pará

Aluna: Suzanne Roberta Cardoso Fernandes Costa

O Arquipélago do Marajó é uma área carente que necessita de obras de infraestrutura, saneamento ambiental, educação e serviços básicos e especializados de saúde pública. A ausência de estudos epidemiológicos na região torna ainda mais difícil o estabelecimento de políticas públicas de saúde que auxiliem na elaboração de estratégias de combate e prevenção de doenças. O objetivo do presente estudo foi descrever a frequência e distribuição das infecções causadas pelos vírus da hepatite A, vírus da dengue, betaherpesvírus humano 5 (citomegalovírus) e vírus da rubéola nos municípios de Chaves, Portel, Anajás e São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, Pará. Foi realizado um estudo transversal, com uma abordagem descritiva, com a coleta de 1.993 amostras de sangue, no período de outubro de 2012 a abril de 2013. As amostras foram processadas e determinada a presença de anticorpos específicos contra o VHA, VDEN, CMV e VR. A prevalência geral de anticorpos foi de 82,8% para o VHA, 44,1% para dengue, 97,9% para o CMV e 89,2% para rubéola. Observou-se, para todos os vírus estudados, que a taxa de anticorpos aumentou em função da idade sugerindo que o risco de infecção é determinado, também, pelo tempo de exposição. Na população geral, a presença de anticorpos para o VHA foi associado estatisticamente ao sexo feminino, idade, estado civil, escolaridade e à origem da água de consumo. O VDEN também foi associado ao sexo feminino, idade e escolaridade, além da renda familiar. A prevalência da infecção pelo CMV foi associada ao sexo feminino e à idade, enquanto o VR foi associado somente à idade. O uso dos quatro vírus como marcadores de saúde, mostrou que agentes de transmissão diversas são disseminados e pouco se faz para a prevenção de agentes infecciosos. As informações epidemiológicas geradas são importantes para a busca de melhoria da qualidade de vida da população do Marajó, além de constituir uma abordagem útil para a avaliação das principais necessidades relacionadas ao saneamento na região. Por fim, estes resultados também podem contribuir para a elaboração ou melhorias nas estratégias de caráter preventivo para essas e outras infecções, pela aplicação de medidas efetivas de contenção de infecções, inclusive pelo uso de vacinas disponíveis. O Arquipélago do Marajó é uma área carente que necessita de obras de infraestrutura, saneamento ambiental, educação e serviços básicos e especializados de saúde pública. A ausência de estudos epidemiológicos na região torna ainda mais difícil o estabelecimento de políticas públicas de saúde que auxiliem na elaboração de estratégias de combate e prevenção de doenças. O objetivo do presente estudo foi descrever a frequência e distribuição das infecções causadas pelos vírus da hepatite A, vírus da dengue, betaherpesvírus humano 5 (citomegalovírus) e vírus da rubéola nos municípios de Chaves, Portel, Anajás e São Sebastião da Boa Vista, no Arquipélago do Marajó, Pará. Foi realizado um estudo transversal, com uma abordagem descritiva, com a coleta de 1.993 amostras de sangue, no período de outubro de 2012 a abril de 2013. As amostras foram processadas e determinada a presença de anticorpos específicos contra o VHA, VDEN, CMV e VR. A prevalência geral de anticorpos foi de 82,8% para o VHA, 44,1% para dengue, 97,9% para o CMV e 89,2% para rubéola. Observou-se, para todos os vírus estudados, que a taxa de anticorpos aumentou em função da idade sugerindo que o risco de infecção é determinado, também, pelo tempo de exposição. Na população geral, a presença de anticorpos para o VHA foi associado estatisticamente ao sexo feminino, idade, estado civil, escolaridade e à origem da água de consumo. O VDEN também foi associado ao sexo feminino, idade e escolaridade, além da renda familiar. A prevalência da infecção pelo CMV foi associada ao sexo feminino e à idade, enquanto o VR foi associado somente à idade. O uso dos quatro vírus como marcadores de saúde, mostrou que agentes de transmissão diversas são disseminados e pouco se faz para a prevenção de agentes infecciosos. As informações epidemiológicas geradas são importantes para a busca de melhoria da qualidade de vida da população do Marajó, além de constituir uma abordagem útil para a avaliação das principais necessidades relacionadas ao saneamento na região. Por fim, estes resultados também podem contribuir para a elaboração ou melhorias nas estratégias de caráter preventivo para essas e outras infecções, pela aplicação de medidas efetivas de contenção de infecções, inclusive pelo uso de vacinas disponíveis.

Prof. Dr. ANTONIO CARLOS ROSÁRIO VALLINOTO

Prof. Dr. LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO

Profa. Dra. KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO

Prof. Dr. FELIPE BONFIM FREITAS