TITULO: FLEBOTOMÍNEOS (DIPTERA: PSYCHODIDAE: PHLEBOTOMINAE) E A TRANSMISSÃO DE AGENTES DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA NO MUNICÍPIO DE OIAPOQUE, AMAPÁ, REGIÃO DE FRONTEIRA BRASIL-GUIANA FRANCESA

Aluno: THIAGO VASCONCELOS DOS SANTOS

Em fronteiras da Amazônia Brasileira, a leishmaniose tegumentar Americana (LTA) é endêmica e reconhecida como um importante problema de saúde pública. O presente estudo objetivou estudar os flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) e suas relações com a LTA no município de Oiapoque (Amapá), região de fronteira Brasil-Guiana Francesa. Realizou-se a investigação de um conjunto de variáveis relacionadas à eco-epidemiologia da LTA focadas em aspectos sobre os potenciais vetores (distribuição, frequência, sazonalidade, fonte alimentar e pesquisa de infecção/ detecção de DNA) e no homem (caracterização clinica, epidemiológica e etiológica dos casos de LTA). Áreas ecologicamente distintas foram amostradas por diversos métodos de captura (armadilhas luminosas instaladas em vários estratos verticais e horizontais, barraca de Shannon, aspiração em bases de árvores). Fêmeas foram individualmente submetidas à dissecção para tentativa de isolamento, pesquisa de fonte alimentar e/ ou agrupadas em pools para detecção/ caracterização de DNA de Leishmania. Capturas mensais foram realizadas para estudar a estratificação espaço-temporal em um gradiente peridomiciliar-florestal visando ainda investigar correlações com clima e casos humanos. Pacientes, dados primários e secundários dos serviços de saúde foram investigados. O uso combinado de diferentes médodos de captura permitiu caracterizar a fauna flebotomínica dos ecótopos estudados, compreendendo 48 espécies, sendo Nyssomyia umbratilis a mais frequente; Brumpromyia pentacantha correspondeu a um novo registro para o Estado; os ecótopos estudados apresentaram composição faunística similar, entretanto, um pouco mais distintas em área de colonização antiga; não houve evidências concretas de estabelecimento de ciclo peridomiciliar; houve correlação moderada/ alta entre Ny. umbratilis, Evandromyia infraspinosa e Psychdopygus ayrozai e o número de casos de LTA notificados em Oiapoque; foi observado ecletismo alimentar para determinadas espécies de flebotomíneos; Leishmania (Viannia) guyanensis foi frequentemente encontrada infectando Ny. umbratilis (10 cepas isoladas) e ocasionalmente Ev. infraspinosa (caracterização baseada no DNA presente na lâmina de dissecção); a detecção de DNA com caracterização molecular demonstrou a circulação de L. (V.) braziliensis em Trichophoromyia ininii, Bichromomyia flaviscutellata, Ny. umbratlis e Ev. infraspinosa e de L. (V.) guyanensis em Ny. umbratilis; a relação natural Ny. umbratilis x L. (V.) guyanensis permaneceu como predominante no ecótopo estudado, no entanto, sugere-se melhor investigação sobre o possível papel de ciclos alternativos evidenciados nos achados de infecção natural e detecção de DNA. O presente estudo forneceu novos elementos para a melhor compreensão da LTA em um contexto de responsabilidade binacional para o controle e vigilância do agravo.
Palavras - chave: leishmanioses; fronteira; transmissão.

Profa. Dra. EDILENE OLIVEIRA DA SILVA

Prof. Dr. INOCÊNCIO DE SOUSA GORAYEB

Profa. Dra. EDNA AOBA YASSUI ISHIKAWA

Prof. Dr. JEFFREY JON SHAW