TITULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TERAPIA ANTIRRETROVIRAL NO ESTADO NUTRICIONAL DE INDIVÍDUOS INFECTADOS PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA 1 (HIV-1), EM BELÉM-PARÁ

Aluna: RANILDA GAMA DE SOUZA

Ao adotar estratégias para conter a epidemia de AIDS, o Ministério da Saúde disponibilizou a TARV para todas as pessoas infectadas pelo HIV (PVHIV) independente do estado imunológico. A TARV melhora a qualidade de vida dessas pessoas, reduzindo taxa de mortalidade e morbidade, porém anormalidades metabólicas continuam sendo significantes, fazendo-se necessários novos esclarecimentos. O presente estudo teve por objetivo estabelecer uma coorte de PVHIV, virgens de tratamento e acompanhar, por 24 meses, as mudanças ocasionadas pelo efeito da TARV, nas variáveis nutricionais, marcadores laboratoriais, imunológicos e virológicos, comparando com grupo de pessoas não infectadas, bem como associações com marcadores bioquímicos indicativos de distúrbios metabólicos e classe de ARV. Foi preparada uma coorte que constou inicialmente de 110 indivíduos e finalizou com 54 PVHIV atendidos no SAE/CASA DIA/PMB no período de 2016 à 2018, fazendo-se três avaliações nutricionais. Houve prevalência do sexo masculino (77,3%), na faixa etária entre 18 a 29 anos (54,5%) e escolaridade de ensino médio completo (41%). O diagnóstico do estado nutricional foi de eutrofia através do % peso ideal, % peso usual, IMC, CB e CMB, porém, quando usada a PCT e BIA houve predomínio de desnutrição. Inicialmente a CV em log10 da maioria do grupo pesquisado (74,1%) estava entre 3,1-5,0 no final da pesquisa a maioria (73,3%) estava entre < 1,61, e a mediana de linfócitos TCD4+ no final de vinte e quatro meses de estudo era de 583. Os resultados laboratoriais para CT, LDL-c, TG, ferritina e hemograma se encontraram dentro da normalidade nas três avaliações, a exceção foi para o HDL-c que somente na segunda avaliação estava dentro do nível aceitável, nas demais estava abaixo. A análise da influência da TARV nas variáveis laboratoriais e nutricionais mostrou significância estatística com doze e vinte e quatro meses. Os níveis séricos dos lipídeos mostraram elevação média constante. A comparação entre PVHIV e GC mostrou significância estatística nas variáveis laboratoriais e nutricionais. O uso da TARV a partir da primeira avaliação foi constatado por 100% dos pesquisados, sendo o esquema terapêutico ITRN-ITRNt/ITRNN (3TC/TDF/EFV) utilizado por 96,4% do grupo pesquisado. Houve associação significativa entre o diagnóstico nutricional de eutróficos avaliados através dos parâmetros de CB e CMB e o esquema terapêutico utilizado. O consumo alimentar mostrou qualitativamente insuficiente em vitaminas, minerais e fibras.

Prof. Dr. ANTONIO CARLOS ROSÁRIO VALLINOTO

Profa. Dra. ROZINÉIA DE NAZARÉ ALBERTO MIRANDA

Profa. Dra  MARIA ALICE FREITAS QUEIROZ

Profa. Dra. SANDRA SOUZA LIMA