TITULO: Diversidade molecular do vírus da Cinomose Canina (VCC) circulante na região metropolitana de Belém

Aluno: Monique Araújo Luz

Resumo: A cinomose é uma doença infectocontagiosa grave de distribuição mundial, causada pelo vírus da cinomose canina (VCC), um membro da família Paramyxoviridae cujo gênero Morbillivirus engloba outros vírus importantes e intimamente relacionados. Devido a ampla variedade de hospedeiros susceptíveis, a erradicação da doença se torna impossível, sendo a vacinação a medida profilática mais eficaz, ainda que casos de cinomose em animais vacinados sejam constantemente relatados, dando ênfase à necessidade de pesquisas que visem identificar as similaridades entre as cepas circulantes e as vacinas comumente utilizadas. O presente estudo tem por objetivo analisar a diversidade genética do VCC circulante em cães do município de Belém/PA., comparando-as com aquelas já descritas em outras regiões do mundo e com as cepas presentes em vacinas comercialmente utilizadas, além disso, pretende-se caracterizar o genoma das amostras de VCC detectadas no município. Foram analisadas 200 amostras de sangue de cães atendidos no Hospital Veterinário (HOVET) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e de pelo menos cinco clínicas veterinárias de Belém/PA, submetidas, entre junho de 2014 a dezembro de 2016, ao serviço de extensão do Laboratório de Tecnologia Biomolecular (LTB) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Após a extração do RNA genômico e subsequente etapa de transcrição reversa, um protocolo de nested-PCR foi utilizado para a detecção do VCC nas amostras analisadas, baseado na amplificação de fragmentos do gene da proteína do nucleocapsídeo (N). A partir das amostras positivas, a diversidade das cepas circulantes em Belém/PA foi analisada através do uso de oligonucleotídeos específicos para a amplificação do gene completo da hemaglutinina (H). As amostras serão purificadas, sequenciadas e comparadas, e o genoma completo das principais linhagens do VCC circulante em Belém/PA será caracterizado.

Profa. Dra. ELANE GUERREIRO GIESE

Profa. Dra. HILMA LÚCIA TAVARES DIAS

Prof. Dr. LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO

Prof. Dr. EDNALDO DA SILVA FILHO (Suplente)