TITULO: Análise da Expressão Gênica do Receptor Toll-Like 4, da Lectina Ligadora de Manose e da Proteína C Reativa no Tecido Hepático de Pacientes Com Infecção Crônica Pelo Vírus da Hepatite C

Aluno: Orlando de Souza Pires Neto

Resumo: Neste trabalho será avaliada a expressão gênica de três componentes da resposta imune inata no fígado de pacientes com infecção crônica pelo HCV, são eles o receptor Toll-like 4 (TLR4), a lectina ligadora de manose (MBL) e a proteína C reativa (CRP). Serão selecionados casos de pacientes portadores crônicos do HCV. Espécimes de biópsia hepática serão obtidos de pacientes atendidos no Ambulatório de Hepatologia do Hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e do Hospital Universitário João de Barros Barreto, com indicação médica para investigação de alterações de parênquima hepático. As amostras de biópsia hepática serão analisadas no Laboratório de Virologia/ICB/UFPA e examinadas no Departamento de Anatomia Patológica da UFPA. A quantificação da expressão dos genes do TLR4, MBL e CRP será realizada por PCR em Tempo Real com os reagentes TaqManTM no equipamento Step One Plus (Applied Biosystems, Foster City, CA, USA). Estabelecer se os sucessivos e constantes danos celulares observados na hepatite C alteram a produção dessas proteínas ao longo da progressão da doença contribuirá para o entendimento do papel da resposta imune inata na infecção crônica pelo HCV.

Banca Examinadora:

Profa. Dra. ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA

Profa. Dra. DELIA CRISTINA FIGUEIRA AGUIAR

Dra. EDNELZA DA SILVA GRAÇA AMORAS (suplente)

LOCAL: Auditório do Laboratório de Virologia - ICB/UFPA

DATA: 19/04/2017