TITULO: ESTUDO COMPARATIVO DO RESISTOMA DE ESTIRPES DE ACINETOBACTER BAUMANNII ISOLADAS DE AMOSTRAS CLÍNICAS E DE SISTEMAS AQUÁTICOS

Aluna: LUISE ADRIANE VIANA DA SILVA

Orientadora: Profa Dra. ADRIANA RIBEIRO CARNEIRO FOLADOR

Dentre as espécies do gênero Acinetobacter, Acinetobacter baumanni é a mais comumente encontrada a partir de amostras biológicas. Inicialmente, A. baumanni foi classificada como um patógeno de baixa virulência, todavia, pesquisas têm apresentado o surgimento de A. baumannii multirresistente com elevada capacidade infecciosa do que previamente relatado, tornando-se um problema clínico crítico devido à limitação das opções terapêuticas para o tratamento de infecções. Além disso, tem apresentado potencial risco ambiental, sujeitos a pressão antropogênica, como sistemas de água residuais e efluentes, facilitando o despejo de elevadas cargas bacterianas multirresistente no meio ambiente, sendo difícil prever o destino que são liberados, apresentando alto risco biológico. A abordagem One Health tem sido utilizada frente ao controle da resistência antimicrobiana, onde o conceito amplo de saúde do ecossistema tem sido defendido, almejando alcançar a saúde ideal para o ser humano, animais e o meio ambiente. Portanto, o objetivo deste estudo é avaliar o resistoma de estirpes de A. baumannii multirresistente de amostras clínicas e ambientais, identificando e comparando fenotipicamente e genotipicamente os mecanismos de resistência; bem como comparar as estruturas genômicas dos isolados. Para isso, a identificação fenotípica e a sensibilidade antimicrobiana serão determinadas pelo sistema automatizado VITEK II e para investigar a presença dos principais genes de resistência β-lactâmicos e integrons nas cepas, será utilizada a reação em cadeia da polimerase (PCR). A diversidade genética entre as amostras será avaliada por BOX-PCR, o material genético das cepas será sequenciado utilizando a tecnologia de sequenciamento da plataforma MiSeq System (Illumina), seguido da montagem (SPAdes), anotação (RAST/Artemis/GO Feat) e depósito no NCBI. Nos estudos de genômica comparativa serão utilizados os seguintes softwares: Gegenees (geração da árvore filogenômica), Gepard (conservação da ordem gênica), Artemis Comparison Tool (comparação de genomas), PGAP (pan-genoma) e GIPsy (predição e visualização das ilhas de patogenicidade).

Palavras-chave: Acinetobacter baumanni; multirresistência; antibióticos; genômica.

Profa. Dra. ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA

Profa. Dra. ANA ROBERTA FUSCO DA COSTA

Profa. Dra. SILVA HELENA MARQUES DA SILVA (Suplente)

LOCAL: SALA DE AULA DO PPGBAIP- 3º PISO ICB/UFPA- SALA 343