A imagem "Buquê de Leishmania", da Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP),  Lienne Silveira de Moraes, orientanda da Profa. Dra. Edilene Oliveira da Silva, ficou com o segundo lugar da categoria imagens produzidas por instrumentos especiais do VIII Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte.

Essa imagem mostra aglomerado de Leishmanias, gênero de protozoários da família Trypanosomatidae que inclui os parasitas causadores das leishmanioses, aumentado 6.670 vezes! Os protozoários da imagem estão na forma promastigota, uma etapa do seu ciclo biológico, e são usados como grupo de controle (indivíduos que em um experimento não recebem tratamento especial) para serem comparados com outros grupos que receberam tratamento com bioprodutos, desenvolvidos a partir de organismos ou partes de organismos. A imagem foi obtida no Laboratório de Microscopia do Instituto Evandro Chagas, em colaboração com a Profa. Dra. Ana Paula Drummond Rodrigues de Farias, docente permanente do PPGBAIP.

Categoria II: Imagens produzidas por instrumentos especiais (Ópticos, Eletromagnéticos e Eletrônicos)

Colocação

Nome/Instituição

Título da imagem

1º Lugar

Karine Bianca Nascimento

Universidade de São Paulo (USP)

Briozoários: esculturas oceânicas em miniatura

2º Lugar

Lienne Silveira de Moraes

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Buquê de Leishmania

3º Lugar

Rogério Ribeiro Marinho

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

O hidrossistema de Anavilhanas

A oitava edição do Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte já tem os trabalhos vencedores conhecidos. Uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), o prêmio recebeu, nesta edição, 1023 trabalhos, sendo 487 da Categoria "Imagens produzidas por câmeras fotográficas" e 268 da Categoria "Imagens produzidas por instrumentos especiais".

A seleção dos vencedores foi realizada durante a reunião da Comissão Julgadora, no último dia 9 de abril, na sede do CNPq. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, nos valores de R$ 8 mil, R$ 5 mil e R$ 2 mil para primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. A premiação acontecerá durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande - MS.

Julgamento

Os trabalhos foram submetidos à comissão julgadora para avaliação, considerando os critérios definidos no regulamento, como impacto visual, originalidade, domínio da técnica e estética, relevância da imagem para a pesquisa e contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica.

A Comissão julgadora do VIII Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte, foi composta por: Reginaldo Constantino, da Universidade de Brasília (UnB),  Presidente da Comissão, Antônio Carlos dos Santos, da Universidade de São Paulo (USP), Clarisse Palma da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Elaine Athayde Alves Tedesco, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), George Alexandre Ferreira Dantas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria Inez Turazzi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Neusa Hamada, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA).

Fonte:http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7229244