Título: Perfil Epidemiológico das Geohelmintíases em Escolares no Distrito Administrativo do Guamá, Belém - Pará

Aluna: Fabiane de Jesus Monteiro Teixeira

As geohelmintíases são infecções causadas por parasitas que possuem uma fase de seu ciclo de vida desenvolvida no solo, sendo endêmicas nos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. Estima-se que a prevalência varie de 2 a 36%; com maior destaque em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, sendo que na população escolar pode alcançar 70%. Estudos apontam que estão entre as geohelmintíases mais comuns Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e os Ancilostomídeos. Em março de 2013, o Ministério da Saúde –MS definiu como estratégia para o enfrentamento das geohelmintíases a “Campanha Nacional de Controle das Geohelmintíases”, com o objetivo de reduzir a carga parasitária de geohelmíntos em escolares do ensino público fundamental e médio, tendo como público alvo estudantes na faixa etária de 05 a 14 anos, propondo a implantação do tratamento quimioprofilático com a utilização do anti-helmíntico Albendazol. O presente estudo objetiva traçar o perfil epidemiológico das geohelmintíases em escolares no Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA). Trata-se de um estudo prospectivo transversal, desenvolvido em 18 escolas públicas do DAGUA. Serão coletadas amostras de fezes de 20 alunos de cada uma das 18 escolas do DAGUA, na faixa etária de 05 a 14 anos, e que foram submetidos ao uso do albendazol no período da campanha, totalizando 360 amostras para exame parasitológico, as quais serão analisadas através do método Kato Katz no Laboratório da Secretaria de Saúde do Município de Belém, setor de Vigilância em Saúde. Espera-se com esta pesquisa verificar a eficácia e validade da metodologia utilizada pelo Ministério da Saúde na intenção de reforçar os esforços de educação em saúde, bem como de medidas profiláticas de controle de geohelmintíases entre os escolares no município de Belém.

Prof. Dr. Evonnildo Costa Gonçalves

Prof. Dr. Evander de Jesus Oliveira Batista

Prof. Dr. Francisco Tiago de Vasconcelos Melo (Suplente)

Local: SALA MAT 02- ICB/ UFPA