Título:  Estudo da Associação dos Polimorfismos dos Genes da Lectina Ligante de Manose (MBL) e da Proteína C Reativa (PrtCR) nas Infecções Crônicas pelos Vírus da Hepatite B (HBV) e Vírus da Hepatite C (HCV)

Aluna: Tuane Carolina Ferreira Moura

Resumo:

A MBL e a PrtCR possuem um importante papel na resposta imune inata, devido as suas funções de ativação do sistema complemento e a participação na captura e eliminação de células através da opsonização facilitando a fagocitose. Há fortes evidências de que as mudanças na produção de MBL e da PrtCR pode estar associada à maior suscetibilidade às doenças infecciosas e auto-imunes, podendo assim influenciar na gravidade e no desenvolvimento do quadro clínico da doença. O presente estudo objetivou investigar a influência dos polimorfismos rs1800450, rs1800451, rs5030737 no éxon 1 do gene da MBL-2 e o rs2794521 na região promotora do gene da PrtCR em pacientes portadores de hepatite B e C crônica, buscando identificar possíveis associações com o quadro clínico-laboratorial dessas infecções. No presente estudo foram investigadas as frequências dos polimorfismos em 69 individuos portadores da infecção crônica pelo HBV, 92 com infecção crônica pelo HCV, 21 indivíduos com doenças hepáticas não-viral (DHNV), atendidos no ambulatório de doenças hepáticas do Hospital da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e em 300 indivíduos controles. As amostras de sangue foram submetidas à extração de DNA genômico a partir dos leucócitos. A investigação dos polimorfismos foi realizada por meio da Reação em Cadeia mediada pela Polimerase em tempo real (qPCR), os ensaios utilizados para a análise do polimorfismo continham um par de iniciadores e uma sonda utilizando a marcação VIC e FAM para cada um dos alelos dos respectivos polimorfismo. A comparação das frequências alélicas e genotípicas foi realizada por meio do Teste G e Exato de Fisher. O genótipo AA, foi o mais frequente nos polimorfismos do gene da MBL, assim como o TT foi o, mas frequente no gene da PrtCR, em todos os grupos estudados. Sendo os mesmo relacionados a altos níveis dessas proteínas, entretanto a análise estatística se mostrou semelhante em relação a ambos os genótipos nos grupos estudados. O genótipo AA, poderia influenciar no aumento da carga viral DNA-HBV, na elevação dos níveis de AST e ALT, e na fibrose leve. Em relação às frequências alélicas e genotípicas, o alelo *O (MBL-2), o alelo *C e o genótipo CC (PrtCR) foram predominante apenas nos pacientes com doença hepática não-viral. A presença do alelo *O (MBL-2) foi relacionada com o aumento dos níveis das enzimas AST e GGT nesse grupo. Observamos associação da presença do polimorfismo rs2794521 na presença do genótipo CT com elevados níveis de atividade inflamatória nos pacientes com HBV e com o aumento dos níveis de carga viral nos pacientes com grau de fibrose leve. A presença do alelo *C (PrtCR) em homo ou heterozigose favorecendo o aumento dos níveis de AST, nos pacientes com HCV, entretanto não observamos correlação dos níveis de carga viral DNA-HBV (log10) e RNA-HCV (log10) com os níveis de AST, ALT e GGT de acordo com os genótipos do SNP rs2794521. Não observamos diferença nas frequências genotípicas e alélicas dos polimorfismos do éxon 1 do gene da MBL-2 e do polimorfismo rs2794521 da PrtCR, quando comparados os pacientes HBV ativos e inativos. A presença dos alelos polimórficos dos SNPs estudados em homo ou heterozigose não estão contribuindo de forma direta no quadro clínicolaboratorial das infecções por VHC e VHB, entretanto nossos dados sugerem que os mesmos podem está influenciando na progressão da doença na presença da infecção (HBV, HCV), assim como da ausência da infecção viral.

Banca Examinadora:

Prof. Dr. Luiz Fernando Almeida Machado

Profa. Dra. Ednelza da Silva Graça Amoras

Profa. Dra. Andrea Nazaré Monteiro Rangel da Silva

Profa. Dra. Rosimar Neris Martins Feitosa (SUPLENTE)

Local: Auditório LABVIR/ ICB/ UFPA

Data: 29/03/2016