O aluno Ruan Campos Monteiro, que desenvolve suas atividades de pesquisa no no Laboratório de Micologia, Seção de Bacteriologia e Micologia do Instituto Evandro Chagas sob orientação da Profa. Dra Silvia Helena Marques da Silva, participou em janeiro do programa de Intercâmbio “Juntos!” pela JICE (Japan International Cooperation Center) para o Japão.

O programa se destina a jovens da graduação e pós-graduação que tenham interesse cultural, profissional ou acadêmico no Japão. Foram selecionados 20 jovens de todas as regiões do Brasil, de várias áreas do conhecimento. No Japão, os participantes visitaram três províncias (Tokyo, Kyoto e Shiga), onde participaram de atividades culturais, conheceram estratégias políticas, econômicas, além do sistema educacional do Japão.

O processo seletivo se deu através da análise de currículo dos alunos (gakusei) e de indicação de instituições de ensino da língua japonesa e grupos de cultura japonesas, além de entrevistas com os selecionados de cada consulado do Japão nas capitais dos estados.

O programa tem como principal objetivo “estreitar os laços” entre Brasil e Japão, e contemplou várias áreas do conhecimento. “Compreender o estilo de vida do Japão bem como os sistemas de gestão ajudam a entender comportamento epidemiológico de determinadas infecções, por exemplo, na cromoblastomicose, uma micose subcutânea com alta prevalência nos dois países, observa-se que no Brasil há raro acometimento cerebral, diferente do Japão, apesar da incidência do mesmo agente neurotrópico” diz o discente.

Além do programa de pós-graduação e às autoridades do governo do Japão e do consulado em Belém, o aluno agradece à escola de língua Japonesa CEKO e ao grupo de cultura pop Japonesa Animazon pela participação no programa “Juntos!”.