Uma importante conquista para os estudos em Helmintologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O doutorando Allan Rodrigo Oliveira Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Biologia dos Agentes Infecciosos e Parasitários (BAIP), recebeu o Prêmio Ernst Mayr Travel Grant in Animal Systematics, no último dia 15. A premiação é concedida bianualmente pela Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

 Com isso, o estudante terá a oportunidade de visitar o Museu de História Natural, em Paris, e enriquecer os dados de seu estudo, pois, no local, estão depositadas inúmeras espécies representantes da pesquisa que Allan está desenvolvendo.

 

Allan retornou recentemente de estágio doutoral (doutorado sanduíche/ Capes) com o professor Scott Gardner, na Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos  e é integrante do Laboratório de Biologia Celular e Helmintologia do Instituto de Ciências Biológicas (LBCH/ICB/UFPA) e orientando da professora Jeannie Nascimento dos Santos.

 Reconhecimento - Esta é a terceira vez que o prêmio é conquistado por um aluno de pós-graduação no PPGBAIP da Instituição. O atual professor de Parasitologia do ICB/UFPA, Francisco Tiago de Vasconcelos Melo, como aluno de doutorado, recebeu o prêmio em 2013 e a Dra. Lilian Cristina Macedo, em 2015.

 O Coordenador do programa, Prof. Dr. Adriano Furtado, destacou que "é muito gratificante ver que os alunos de nossa pós-graduação estão seriamente comprometidos com o desenvolvimento da ciência e pesquisa e encaram este desafio do doutorado sanduíche para aprimorar seus conhecimentos e depois compartilhá-los no Brasil”. Finaliza dizendo que “o recebimento deste prêmio, pela terceira vez,  por um aluno da BAIP mostra exatamente que estamos preparando profissionais de qualidade."

O PPGBAIP alcançou anota 6 na última avaliação da CAPES.

Ernst Mayr - O prêmio recebe o nome de um dos maiores pesquisadores em Biologia evolucionária, Taxonomia e Sistemática e possibilita aos estudantes realizar uma visita ao Museu de História Natural de Paris, por meio de uma bolsa cedida pelo Museu de Zoologia Comparada (MCZ, sigla em inglês) da Universidade de Harvard. Tem como objetivo incentivar o estudo taxonômico - estudos que abrangem nomeação e classificação dos grupos de organismos vivos - de espécies, gêneros ou famílias biológicas pouco conhecidas ou negligenciadas.