O trabalho de mestrado do aluno RUAN CAMPOS MONTEIRO (PPG-BAIP/UFPA) concorreu ao Prêmio Jovem Cientista de Pesquisa Básica promovido pela American Society for Microbiology, no 29° Congresso Brasileiro de Microbiologia, ocorrido no período de 22 a 25 de outubro/2017, em Foz do Iguaçu.

Os resultados alcançados com esta pesquisa merecerem destaque entre os 5 melhores trabalhos selecionados entre outros 19,  tendo o mesmo recebido o prêmio de Menção Honrosa.

Os resultados trouxeram dados inéditos e relevantes sobre a epidemiologia da Cromoblastomicose, uma micose endêmica no estado do Pará e considerada doença negligenciada pela OMS, com a identificação de espécies relatadas pela primeira vez na Amazônia.

Ruan Monteiro foi orientado pela Profa. Dra. Silvia Helena Marques da Silva, do Laboratório de Micologia, do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS).